Inicio aqui o relato do meu mais longo jejum até o momento.
Na verdade não é um jejum completo, pois ingiro, de vez em quando, umas mexericas, limão (raramente), mel e laranjas (raramente), mas é no máximo 2 vezes por dia e quase nunca é por sentir fome ou fraqueza ou necessidade. Então talvez seja mais certo chamar de semi-jejum. Como quase só por comer, só para garantir que o meu corpo não fica sem nada e para saber o que acontece, isto é, se me sinto melhor ou pior depois de comer algo (laranja, limão, mexerica, mel). Este é um jejum sem planejamento prévio, portanto não sei quando será o seu término (fim).
Bom, a estória começa na Sexta Feira passada. Eu acordei tarde e como ainda não havia comido nada decidi que faria um jejum. Minha intenção era fazer um jejum que durasse até o final do dia de Domingo. Mas aí, no Sábado acabei pegando uma gripe forte, e como todos sabem, quando se está doente não se tem fome. Era isto mesmo que eu precisava para facilitar o jejum... O que eu não esperava é que a gripe durasse tanto tempo. Hoje é o fim do 6º dia do meu semi-jejum. Não sinto fome e nem fraqueza. A gripe ajuda muito mesmo, mas neste momento já estou enjoado de ficar doente. A cada dia que parece que já estou quase sarando, descubro que ainda não será hoje. Não tomei remédio nenhum e nem vou tomar, só um desintupidor de nariz, senão não posso respirar. Quero deixar o meu corpo se livrar da doença sozinho. Quanto ao peso, decidi não me pesar. Meu objetivo é apenas saber como o meu corpo vai lidar com a ausência de alimentação. Acho que umas mexericas e mel, de acordo com a ciência, não suprem todas as necessidades do organismo. É uma experiência. Ontem senti uma vontade forte de comer alguma coisa, mas não sabia o que. Pizza é a minha comida favorita, mas como tem queijo e o queijo gera muito muco, eu não quis. Então decidi comer mexericas para ver como me sentiria depois e o resultado foi muito bom. Depois das mexericas já não tinha mais vontade de ingerir nada. Pelo que estou observando, fazer jejum não é tão difícil quanto parece. Basta resistir às tentações, substituindo-as por coisas super leves e que sejam basicamente só água, como laranjas, melancia, mexericas,etc. Mas de qualquer forma, tem o bagaço das mexericas que não pode ser completamente ignorado, mas até este momento ainda não fui ao banheiro fazer o número 2 (cocô).
Este está sendo o meu maior jejum até o momento pois mesmo quando tentei fazer o processo dos 21 dias, só consegui fazer por 3 dias e no quarto dia desisti. Outras vezes que tentei fazer jejum, a minha companheira fazia uma pizza super gostosa e eu não conseguia desistir.
Pelo que eu sei, durante os jejuns, o organismo faz uma limpeza interna intensa, pois tem menos trabalho a fazer. O problema desta limpeza é que, se a pessoa estiver muito contaminada, a limpeza é forte demais. Como estou fazendo a modalidade de "jejum-doente", a limpeza é em dobro e talvez seja por isto que a gripe não vai embora. Ou talvez esta gripe ainda tenha um propósito para existir...
Há mais um detalhe importante que é o fato de eu não estar trabalhando, e por isto posso ficar o tempo todo na cama para me curar e mesmo assim a gripe não vai embora. Se eu estivesse trabalhando teria mesmo que tomar antibiótico, pois não tenho dormido quase nada todas as noites. O interessante é que mesmo quase não dormindo, não sinto muito sono. Acho que é como se diz: "O sono se origina principalmente devido à ingestão de comida".
Uma coisa que incomoda muito é a criação e a acumulação de secreção (muco) dentro do naris. O problema é que ao assuar, não sai quase nada. A solução tem sido usar uma LOTA (http://www.lota.com.br/). A Lota limpa muito mesmo toda a parte interna de toda a cavidade respiratória. É incrível que sai um monte de sujeira que você nem imagina que estava lá. Vale a pena ter uma. A Lota se usa da seguinte forma: esquenta-se água até ficar a uma temperatura suportável (morna, levemente quente) e adiciona-se sal, de forma a ficar semelhante à lágrima ou soro. Coloca-se a água na Lota. Na pia do banheiro coloca-se a cabeça de lado, enfia-se a ponta da Lota em um buraco do nariz e inclina-se a Lota para a água entrar. A água sai pela outra narina. A respiração tem que ser feita o tempo todo pela boca. Depois que a água da Lota acaba, tem que assuar o nariz, mas nunca se pode tampar nenhuma das narinas enquanto se assua o nariz, pois não se esqueça que há muita água para sair e se todas as saídas estiverem fechadas, você pode causar problemas nos ouvidos...
LOTA:

Abraços
E que eu sare logo...