Não tem como burlar essa lei geometrica, e querer criar apena "Prazer" e "Vitoria" em sua vida.Bom, eu acho que talvez exista um equilibrio sim, e talvez seja diferente do não existir. É que nem aquela situação da bala, quando é rápida demais nossos olhos não conseguem ver, Imagine os polos em um gráfico de frequência, imagine você diminuindo cada vez mais e mais a diferença entre eles, agora imagine que ela (a frequência no gráfico) continua vibrando, mas em uma frequência não perceptível ao ser humano, então ele alcançou o equilíbrio desta dimensão, até chegar ao próximo equilíbrio, com novos "elementos" talvez, etc, etc, etc. O que acha dessa ideia? Sem falar que alegria e tristeza influênciam muito nessa vida, mas não é ligada ao racional de tomar atitudes, você pode continuar vivendo mesmo muito triste, que é um estimulo aversivo, assim como pode viver muito feliz que é um estimulo positivo (e cuidado para não se iludir com nenhum pensando que é tudo que existe!), mas você continua na vida, não deixa por causa das emoções oscilantes:
One who is never distressed, O best among men, and who remains unaltered [in the face of] suffering and pleasure and is patient, such a person is eligible for immortality.Aquele que nunca é angustiado, melhor entre os homens, e que permance inalterado (em face a) ao sofrimento e ao prazer e é paciente, tal pessoa é elegível para a imortalidade.
Na verdade já somos imortais. Mas veja:
Nir-guna means devoid of or "no" qualities. It is not that there are no spiritual qualities but that there are no dualistic (material) qualities.
Sa-guna means possessing or "yes" qualities. Material nature is not eternal. It is temporary. Everything material has a beginning, a middle and an end, but Jiva Atman (the Self) has no beginning, middle or end. We are eternal beings, children of Ek Devata, the One God. As beings of Nir-guna we temporarily enter into the consciousness of Sa-guna Brahman. When we are ready, we return Home to Godhead, to the Nir-guna Brahman consciousness. The myriad yoga systems, religions and so on exist to guide us Homeward when we are ready to return. The irony is, as eternal beings we are already there! As Master Y'shua taught, 'The Kingdom of God is already in our midst' (Luke 17:21)!Nir-guna significa vazio de ou "nenhuma" qualidades. Não é que não há qualidades espirituais mas que não há qualidades (material) dualisticas.
Sa-guna significa possuir ou "sim" qualidades. A natureza material não é eterna. É temporária. Tudo material tem um começo, um meio e um fim, mas Jiva Atman (O eu) não tem começo, meio ou fim. Nós somos seres eternos, filhos de Ek Devata, o único Deus. Como seres de Nir-guna nós temporariamente entramos na consciência de Sa-guna Brahmman. Quando estivermos prontos, nós retornaremos a Godhead (cabeça de deus?), para a consciência Nir-guna Brahman. As miriades de sistemas de yoga, religiões e dai para frente, existem para nos guiar para casa quando estivermos prontos para retornar. A ironica é, como seres eternos nós já estamos lá! Como o mestre Y'shua (Jesus) ensinous, 'O reino de deus já está em nosso centro' (Lucas 17:21)!
Eu acredito que a dualidade é coisa dessa dimensão, e mesmo aqui da para lidar com isso. Também acredito em forças além da dualidades, exemplo Amor, o Amor está a todo tempo com nós em sua força máxima, mas deve ser necessário o entendimento de como usar ele e provavelmente o equilíbrio, é que nem a teoria do físico que você citou, ele diz que dentro do átomos existem mini buraco negros, com um potencial energético infinito, ou seja já existe, basta saber usar. Além disso acredito que já temos todo o conhecimento do mundo e universo (pelo menos o necessário, tipo de virtudes, etc, não de filmes ou livros, etc) e esse é acessível no nosso centro, nossa intuição sempre nos dizendo o que fazer, apesar de nem sempre entendermos por nossa debilidade humana. (apesar de dizer que temos todo conhecimento não disse que temos todas as experiências!) E também acredito que fora daqui no nível da nossa intuição nós sempre tivemos esse conhecimento, estamos tendo e sempre teremos! Para finalizar isso:
Everything material, without exception, is at best temporary and limited. So if one is seeking eternal happiness one can take any and all material things off the list of possible ways to attain it. Eternal happiness can not be found there. Everything material is fleeting, be it positive or negative, at best. This being a given, eternal anything (happiness or anything else) can not be stored in any material container (be it in vaults, banks, philosophies, experiences, religions, doctrines, creeds etc.). Religions etc. point the Way to discovering It but can never contain It.Tudo material, sem exceções, é em seu melhor temporário e limitado. Então se alguém está procurando alegria eterna esse alguém pode tirar todas coisas materiais da lista para obter isso. alegria Eterna não pode ser encontrada lá. Tudo material é efêmero, seja positivo ou negativo, no melhor. Isso sendo uma certeza, eterno qualquer coisa (alegria ou qualquer outra coisa) não pode ser guardada e nenhum container (seja cofres, bancos, filosofias, experiências , religiões, doutrinas, crenças, etc). Aponte o caminho para descobrir, mas não pode nunca conter/guardar.
Eternal happiness is only to be found in eternal existence.
Happiness is a material thing. This is shown by the fact that happiness has an opposite: sadness. No dualistic material thing is eternal and hence there is no "eternal happiness" per se.
The problem is we lack a vocabulary (which is a material thing) to describe that which is truly spiritual and eternal.
"Eternal" means without beginning or end and so if one does not already possess this eternal happiness it is not eternal.
See the difficulty here? Sanskrit and Hebrew are far far superior to utilitarian English for considering such topics, but alas we are stuck with English for now. When studying the wisdom these scriptures reveal we must carefully understand the terms as revealed in those languages and overcome our linguistic limitations.
One can not "achieve" something that is eternal unless one has eternally possesses it.
The good news is that we have always possessed "eternal existence" which is composed of, as best we can conceive, "sat chit ananda" (eternity, knowledge and bliss). Therefore we are all eternally sat chit ananda vigraha (or beings of eternity, knowledge and bliss).
As Sri Krsna says:Alegria eterna só pode ser encontrada na existência eterna.
Alegria é uma coisa material, isso é mostrada pelo fato da felicidade ter um oposto: Tristeza. Nenhuma coisa material dualistica é eterna, logo não existe "alegria eterna" assim pode-se dizer.
O problema é que nos falta vocabulário (que é uma coisa material) para descrever aquilo que realmente é espiritual e eterno.
"Eterno" significa sem começo ou fim, então se alguém já não possui essa alegria eterna então não é eterna.
Vê a dificuldade aqui? Sanscrito e Hebreu são bem, bem superiores a inglês utilitário para considerar tais tópicos, mas apesar disso nós estamos travados com Inglês agora (Português nesse caso). Quando estudando a sabedoria, essas escrituras revelam que nós devemos cuidadosamente entender o termo como revelado nessas linguagens e superar nossas limitações linguísticas.
Uma pessoa não pode "alcançar" alguma coisa que é eterna a não ser que essa pessoa já eternamente a possuiu.
As boas notícias é que nós sempre possuímos "existência eterna" que é composta de, da melhor maneira que podemos conceber, "sat chit anada" (eternidade, conhecimento e êxtase). Logo nós todos somos eternamente sat chit anada vigraha (ou seres da eternidade, conhecimento e êxtase). Como diz Sri Krsna: (Krishna eu creio...)
Fonte:
http://allfaith.com/Religions/reason.htmlClaro tudo é uma opinião, mas me diga o que acha da ideia do equilíbrio lá em cima.